Comecei a fazer direito, o que devo saber ?

Obá, passei no vestibular! Vida nova! Curso pesado e longo… O que preciso saber pra não passar como a ” caloura (o) burra (o)?

Meu Deus, pagaria um certa quantia por essas informações no início do curso. A verdade que o curso de Direito gera muita expectativas e junto com elas muitas frustrações. Pois bem, antes de gastar seu rico dinheirinho com o vade-mecum-tijolo no primeiro período dê uma conferida nas dicas desta veterana super-sincera.

Vamos começar pelo famoso Vade-Mécum, o que é vade- Mécum ?

Um Vade Mécum de legislação do Brasil.

Vade mecum é, de forma geral, uma denominação para qualquer livro de referência de uso muito frequente e que instrui o leitor a fazer determinadas tarefas segundo o Wikipédia .

Traduzindo, é um livro que você vai ter o prazer de usar MUUUITO durante o curso. É a coletânea dos códigos e das leis Brasileiras.

Porém, no primeiro período, mesmo que sua vontade seja desfilar, linda(o) e loira (o) nos corredores da faculdade com o seu livro BITELO, pagando de inteligente, o que você vai conseguir,  é virar chacota dos veteranos e  com certeza uma dor nas costas.

Você começa a ter necessidade deste livro após o terceiro período, ao qual realmente a junção dos códigos fazem sentido. Antes disso, o código separado faz mais vantagem.  Uma dica extra : PELO AMOR  DA DEUSA TÊMIS não use aquelas capas de Vade-Mecum que fazem dele uma bolsa.

Resultado de imagem para capa de vade mecum

É feio demais, não condiz com a realidade da profissão! Só passa a imagem do quanto ” virjona (o) ” no curso você é. Mas se você não consegue segurar sua baranguice e acha prático o fato dele ter alças, utilize uma de uma cor só, ou a que seja mais condizente com a seriedade da profissão.

Dica II

Faculdade no geral é bem diferente do que achamos que é. Não importa o quanto você amou seus colegas na primeira resenha da turma, ao longo do curso você vai percebendo que amizade ali serão raríssimas.

O problema será conviver com as diferenças e o ego exacerbado de alguns colegas. Tirando medicina, direito é o curso que possui mais gente arrogante por metro quadrado. Esteja em alerta para se aproximar de pessoas boas de serviço, sérias e que estejam com os mesmos objetivos que você. Os trabalhos em grupo viram aos montes e você, mesmo que fodão (dona), não vai conseguir sobreviver o curso sozinha(o).

Imagem relacionada

Dica III

Você terá que aprender a amar a leitura. Se você não gosta de passar tempos e tempos sentado com o bumbum-tan-tan  na cadeira, sozinho e com pilhas de papéis de matérias /doutrinas,  com o pc ligado em vídeo-aulas que geralmente são bem melhores que suas aulas da faculdade, então nem entre no curso.

O fato é que esse curso demanda tempo e dedicação, se claro, você quiser fazê-lo com excelência. A pergunta é : _ Dá pra levar com a barriga ?.

Eu te respondo : _ Dá sim.

Mas o preço disso é alto. OAB tá ai, com gente que está pelejando pela 7ª vez. Então, você que sabe !

Resultado de imagem para estudando

DICA VI

A faculdade é o seu lugar de fazer contatos. Sua vitrine. Não estou aqui dizendo pra você ser o baba-ovo do professor. Ninguém gosta do primeiro aluno da fila, que levanta a mão para perguntar cada vírgula que o professor profere, com intuito apenas de se destacar e ser conhecido.

Quer se destacar de verdade ? Feche a prova. Aliás, feche várias delas. Até que você seja conhecido pela sua competência. Se eu pudesse eu imprimia essa dica e distribuía nas  portas das faculdades.

Amiga (o) , você precisa fazer um bom relacionamento, conhecer pessoas que vão te dar a mão. Porém, precisa conquistar isso com seu esforço. Largue essa ideia de que precisa puxar-saco para ser lembrada (o). O que me leva a última dica.

Resultado de imagem para puxa saco professor

Dica V

Cuide da sua aparência, não estou falando para você ir para a faculdade no primeiro período de scarpin e terninho ou gravatas para os meninos.

Você não trabalha ainda na profissão não faz sentido se ” fantasiar” para ir para assistir aulas de filosofia e introdução ao direito. Mas também não precisa ir de shorts jeans né, mores?

Nada contra, eu os adoro. Porém, como disse no tópico anterior, a faculdade é onde você faz sua NETWORK.

Em outras palavras, é onde você esta sendo observado para um futuro contato para trabalho ou estágios. Acredite os professores serão seus melhores amigos. Eles podem abrir as portas do mercado de trabalho. E lembre-se: Saber se vestir também é uma forma de inteligencia.

Resultado de imagem para roupa de advogada

Enfim espero ter ajudado. Qualquer duvida deixa aí nos comentários.

Um curso lindo e uma experiência maravilhosa é o que eu desejo para vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *